quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Emprendedorismo e Negócios Imobiliários

Para ser empreendedor, é necessário uma série de fatores que direcione e impusione o profissional na busca por seus objetivos. Na área de Negócios Imobiliários, assim como em outras áreas, além de planejamento, atitude, iniciativa e vocação, características como: a velocidade na tomada de decisão, na visão de novos rumos, no atendimento ao cliente, na análise de mercado, polivalência do profissional, não ter medo e/ou vergonha para desempenhar uma ação, fortalecem a chance do empreendimento ou da atitude empreendedora dar certo. Para empreender no ramo imobiliário, é necessário capacidade de criar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, de forma que sejam percebidas pelos clientes como valor agregado e mais, que os clientes se disponham a pagar por estes diferenciais.
O empreendimento ou a inovação torna-se atraente para o mercado se houver uma preocupação com um conceito de produto/serviço que vá de encontro às reais necessidades dos clientes, ou seja, se houver uma preocupação com a diferenciação no projeto, tanto em relação aos aspectos estéticos como em relação aos aspectos de desempenho e funcionalidade. Por exemplo: se há diferenciação nas áreas comuns e de lazer dos empreendimentos; dependendo do público a que se destina; se há diferenciação de preço e condições de pagamento. Enfim, há atratividade para o cliente se ele perceber o valor agregado que uma inovação no setor oferece em relação aos demais concorrentes. Esta é a verdadeira vantagem competitiva: a percepção do cliente da diferenciação e sua disponibilidade de pagar por ela.
A capacidade de praticar a diferenciação de produtos imobiliários, aliada à capacidade de gerar inovações torna-se relevante pelo fato do cliente sempre buscar algo atrativo, diferenciado que de algum modo lhe traga benefício. Um aspectos que se torna importante para inovar na área de Negócios Imobiliários (NI) é o uso da tecnologia como aliado da mente empreendedora, pois com a possibilidade de personalização de produtos ou serviços imobiliários pode-se tirar bastante proveito para inovar e empreender nesse aspecto. A internet, o fluxo turístico e seus condicionantes indicam grandes oportunidades de se desenvolver processos de inovação para a área de NI.



Autores: Kefson Felix e Jefferson Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário